Ooi gente! Hoje vamos falar sobre MUDANÇAS!
Muito se fala em Zona de Conforto e principalmente na saída dela.Mas porque é tão difícil sairmos da nossa Zona de Conforto?Para entendermos melhor vamos trazer outros conceitos que caminham juntos.
Zona de Conforto:
É composta por tudo aquilo que sabemos fazer. Nossas competências, habilidades, o que gostamos, o que nos interessa. Coisas que fazemos sem necessariamente precisarmos pensar. Os que se apegam demais a ela são os ditos acomodados, resistentes, avessos às mudanças. E, se a pessoa tiver consciência de que está escolhendo ficar parado, ok! Afinal a vida é feita de escolhas e renúncias.
Zona de Aprendizado:
Como o nome já diz é composta pelas situações nas quais nos colocamos que proporcionam aprendizado. Aquilo que nos propomos a fazer, que nos desafia, mas não gera medo ou negação, mas que nos instiga e impulsiona. Aqui está o povo focado na ação, os que gostam de desafios, inquietos por natureza, aprendizes vorazes, mas também os workaholics.
Zona do Medo:
Outro nome autoexplicativo. Aqui residem todas as possíveis ações ou aprendizados que geram medo, resistência, negação, “emburrecimento” e paralisia. Onde reside o desconhecido. Há aqueles que não saem da Zona de Conforto por medo excessivo e não por acomodação, na verdade ficam paralisados pelo terrível incômodo que gera a exposição ao novo.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nessa aula também acompanhamos um vídeo " Quem roubou meu queijo?" (https://www.youtube.com/watch?v=aJtm1_dHTqE ) onde retratava a história de dois ratos e dois duendes, que estavam presos em um labirinto com alguns pontos com comida (queijo), os dois ratinhos saíam a procurar todos os dias esses pontos, enquanto os dois duendes se contentavam apenas com aquilo quem haviam encontrado, certo dia viram que estavam a diminuir a quantidade de queijo, então, ao invés de ir atrás de outro ponto, ficava persistindo em algo que não iria voltar! eles estavam com medo de mudanças! Já os ratinhos, já haviam encontrado outros pontos de queijo e não deixaram de procurar mais, por serem persistentes e acreditarem na mudança! moral da história, nunca devemos se acomodar com algo, sempre devemos buscar novidades, desafios... enfim, buscar o novo!
XOXO